Cuidado com alguns sites de “torrents”, eles podem infectar o seu PC

 

 

large_stop-malware-600x521

Um relatório divulgado pela Digital Citizens Alliance e desenvolvido em parceria com a RiskIQ indica que 33% dos 800 principais sites de torrents que estão online infetam os seus visitantes com a distribuição de malware, totalizando, 12 milhões de pessoas.

Estes dados referem-se apenas aos norte-americanos tendo o estudo sido realizado durante os meses compreendidos entre Junho e Agosto deste ano.

 

Segundo indica o ZDNet, os cibercriminosos aproveitam-se da popularidade das redes peer-to-peer para distribuir malware aos visitantes, em particular junto daqueles que estão mais desprotegidos e pouco familiarizados com estes problemas. O objetivo dos cibercriminosos passa por roubar dados pessoais que depois acabam por ser comercializados no mercado negro.

O relatório indica que os criminosos já conseguiram ganhar mais de 63 milhões de euros, sendo que, além do malware, também foram encontradas outras ameaças como trojans, adware, ransomware e botnets. Estes malwares são distribuídos através de uma técnica chamada “Drive-By Download” que, basicamente, infeta o computador sem que o utilizador tenha autorizado.

Ainda segundo o relatório divulgado, não são apenas os sites que têm anúncios com malware, pois existem casos em que também foram encontrados conteúdos comprometidos, a titulo de exemplo, foi encontrada uma cópia pirata do jogo Fallout 4 que acabou por instalar malware no PC de um utilizador e que acabou por permitir o roubo de 1800 euros em bitcoins.

Para quem está pouco à vontade com estes assuntos, podemos dizer que as redes Peer-to-Peer estão normalmente associados a atos de piraria, no entanto existem também casos em que empresas optam por distribuir produtos e serviços através deste sistema…

( Via )

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: