Who Stalks My Cam : Proteja a sua Webcam de “ espiões”

 

 

cam_0

As câmaras que temos nos nossos computadores são ferramentas essenciais nos agitados dias de trabalho e também nos proporcionam formas de contacto directas com aqueles que nos são queridos.

Mas se as queremos usar de forma directa e controladas por nós, temos de ter presente que são também um ponto de ataque e com implicações muito grandes. Há agora uma forma simples de as monitorizar e controlar, tudo graças ao Who Stalks My Cam.

São bem conhecidos os casos em que as webcams dos computadores são comprometidas e acedidas remotamente, deitando por terra toda a privacidade que possa existir.

Estando ligadas ao computador são um elemento que qualquer hacker pode controlar depois de aceder a uma máquina comprometida. Há ainda casos em que são as próprias aplicações a recolher as imagens dos utilizadores, sem o seu consentimento.

Mas estes dias podem ter terminado com a utilização da aplicação Who Stalks My Cam. Esta app controla e mostra ao utilizador que processos estão a aceder à sua câmara e em caso de necessidade pode simplesmente terminar esse processo.

cam_1

Tudo está concentrado na sua interface, onde temos acesso direto ao que acontece na câmara, nomeadamente o processo que a controla, o seu estado dentro do Who Stalks My Cam e até a hora de início do acesso à câmara.

Mas porque o utilizador quer ter um controlo fino sobre a sua câmara, o Who Stalks My Cam dá a capacidade de impedir a utilização da câmara a qualquer momento ou, por exemplo, depois de alguns minutos de inatividade do computador.

Há ainda a possibilidade de criar listas de aplicações que estão autorizadas a aceder à câmara, garantindo assim o controlo que todos querem.

cam_2

Porque os utilizadores não querem passar o tempo a controlar o Who Stalks My Cam e a utilização da câmara, este tem disponíveis alertas que são apresentados no Windows, na zona de notificações, que informam os utilizadores que a câmara está em uso, dando de imediato a possibilidade de terminar essa utilização ou terminar o processo.

Há ainda informação útil dentro do próprio Who Stalks My Cam, que indica qual a hora de inicio e de fim de todas as utilizações da câmara. O próprio histórico dá ao utilizador informação essencial.

cam_3

O Who Stalks My Cam tem a particularidade de poder ser usado como aplicação instalada no Windows ou como aplicação portátil, facilitando a sua utilização em qualquer computador com o Windows onde tenhamos de trabalhar.

Não é uma solução que impeça de forma total os ataques mal intencionados, mas garante ao utilizador que apenas as aplicações que são confiadas podem usar a câmara web e aceder às suas imagens.

 

SISTEMAS OPERATIVOS

Windows 7, 8, 8.1, 10

 

licencaiconeLICENÇA : Freeware

IconDownloadDOWNLOAD : Who Stalks My Cam

homepageHOMEPAGE : PhrozenSoftware

(Via)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Privacidade, Segurança, Software. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s