Utilizadores de Mac vitimas de “ Ramsonware”

 

 

 

Image

Os investigadores da Palo Alto Networks revelam que foi descoberto o primeiro “ramsonware” para computadores Mac. O “KeRanger” (assim se chama a ameaça) consegue sequestrar e encriptar os ficheiros guardados no computador, obrigando o proprietário a pagar pelo acesso ao seu próprio conteúdo…

 

Os investigadores avançam que a ameaça foi injetada no software Torrent “Transmission”, ficando inativo durante três dias sendo que gradualmente começa o processo de encriptação a ficheiros pessoas assim como de ficheiros de backups. Quando se manifesta solicita ao utilizador o pagamento de uma quantia (cerca de 400 dólares) para que possa ser-lhe dado novamente o acesso à informação. De notar que, mesmo pagando, não há garantias que o vírus não volte a surgir nem que o utilizador vá voltar a ter acesso aos seus dados…

Os utilizadores que possuem a versão 2.90 do “Transmission” devem o quanto antes proceder ao upgrade da versão para a 2.92, pois esta já corrige a vulnerabilidade.

De acordo com o The Guardian, os especialistas em segurança calculam que os hackers consigam apropriar-se de centenas de milhões de euros todos os anos graças ao recurso a este tipo de vírus, uma das ameaças que maior crescimento tem registado ao longo dos últimos anos.

Se o tipo de ameaça não é propriamente uma novidade, pois é recorrente ser registado em computadores dotados com o sistema operativo Windows, o grande destaque vai para o facto de este ser o primeiro vírus deste tipo a atingir os computadores da Apple.

( Fonte )

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alertas, Apple, Mac, Malware, OSX, Segurança. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s