Dica: Saiba como ativar o TRIM nos discos SSD do Windows 10

 

 

 

TRIM disco SSD

Tudo o que possa ser usado nos sistemas operativos para melhorar a performance geral é benéfico para os utilizadores. Todas as pequenas melhorias e as optimizações devem por isso ser ativadas.

O Windows 10 tem alguns truques escondidos que podem e devem ser explorados e hoje vamos debruçar-nos sobre os discos SSD e o TRIM, que devem ter ativos.

 

Esta dica que hoje vos trazemos, a ativação do TRIM, pode aumentar a vida do vosso disco SSD e, ao mesmo tempo, garantir um maior desempenho. É um processo totalmente automático e que ativa apenas uma vez no Windows 10.

O TRIM surgiu com discos SSD e permite que o sistema operativo informe o disco de quais os blocos que entende que não estão a ser usados, tratando o disco de os libertar e eliminar os dados que lá estão.

 

Terminal de DOS, a única ferramenta que necessitam

Para tratarem de todas as operações relacionadas com o TRIM, os vossos discos SSD precisam apenas de ter um terminal de DOS acessível, com a particularidade de ter permissões de administração.

TRIM disco SSD

Escrevam na caixa de pesquisa o comando CMD e vão ver surgir a aplicação Linha de comandos. Cliquem-lhe com o botão direito do rato e escolham a opção Executar como administrador.

Verificar se tem o TRIM activo no Windows 10

O primeiro passo lógico neste processo é verificarem se o sistema operativo tem já o TRIM ativo e se necessita ou não de ser ativado. Para isso devem usar a janela de DOS que abriram antes e executem o seguinte comando:

fsutil behavior query DisableDeleteNotify

<

p align=”justify”>TRIM disco SSD

O resultado esperado é que o valor de DisableDeleteNotify seja igual a zero (0), o que indica que o TRIM está activo no Windows 10 e que por isso não se precisam de preocupar.

Activar o TRIM no Windows 10

Na eventualidade do resultado do comando anterior não ser igual a zero, existe a possibilidade de ativar o TRIM manualmente. Para isso precisam de usar a mesma janela de DOS, com permissões de administração, e executar o seguinte comando:

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 0

TRIM disco SSD

Depois de executado o comando, vão ver surgir o resultado DisableDeleteNotify = 0, o que significa que o TRIM passou a estar ativo no Windows 10 e que o vosso disco SSD está agora protegido e optimizado.

 

Desactivar o TRIM no Windows 10

Na eventualidade de necessitarem de desligar o TRIM, o Windows 10 disponibiliza uma forma de o fazerem. O comando a usar no DOS é similar ao de ativação, mas o valor final é 1. Usem o seguinte comando:

fsutil behavior set DisableDeleteNotify 1

TRIM disco SSD

Neste caso o resultado do comando será DisableDeleteNotify = 1, o que indica que o Windows 10 está sem o TRIM activo e o vosso disco não está optimizado.

Lembrem-se que apenas devem usar estes comandos se o vosso PC tiver um disco SSD. Caso usem um disco mecânico não vão ter qualquer melhoria no Windows 10 e no vosso sistema.

O TRIM foi criado para melhorar a performance dos sistemas e aumentar a vida dos discos, ao realizar todos os processos de limpeza de lixo e informação desnecessária que possa existir.

 

( Fonte )

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Dicas, Windows 10. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s