DECO alerta : Cuidado com compras frudulentas no Facebook

 

 

 

Image_ FB

A Deco emitiu um alerta onde são indicados alguns conselhos aos consumidores na altura em que estão a realizar compras em lojas no Facebook, que, segundo esta entidade, muitas vezes não estão registadas nem têm endereço fixo, e que acabam por resultar numa série de reclamações junto da associação da defesa do consumidor. Os atrasos nas entregas dos produtos comprados e a falta de reembolso em caso de desistência da compra são as queixas mais recorrentes.

 

Perante este cenário, a Deco indica uma série de conselhos que podem ajudar os consumidores na altura em que estão a fazer a compra online :

  • Antes de mais, peça e procure referências sobre a página com a qual pretende fazer negócio. Pesquise sobre vendas anteriores e perceba se há reclamações.
  • Tente obter o endereço físico da loja ou uma morada para usar em caso de conflito. Estes negócios são criados, muitas vezes, apenas na rede social e o seu encerramento está à distância de um clique. Se efetuar o pagamento da encomenda e a loja encerrar, dificilmente receberá o reembolso ou o produto encomendado.
  • Desconfie se o produto é muito barato. Neste caso, faça todas as perguntas sobre ele e analise as respostas.
  • As formas de pagamento mais seguras, caso a loja permita, são o pagamento à cobrança, a transferência bancária ou por multibanco. Assegure-se de que recebe um comprovativo da encomenda, com a descrição do produto, o preço, o endereço do vendedor e o prazo de entrega. Caso não lhe seja disponibilizada fatura, não poderá mais tarde acionar a garantia do produto, pois não terá forma de comprovar a data de compra.
  • Sendo uma compra feita pela Net, tem sempre um prazo de 14 dias seguidos para desistir, mas só se for um negócio entre comerciantes e consumidores. Caso tenha adquirido o produto a um particular, não existe esta possibilidade.
  • Suspeite se o vendedor fizer muita pressão para concluir o negócio. Nunca arrisque a comprar sem investigar o anúncio adequadamente.
  • Se efetuou uma compra em loja no Facebook e não recebeu o produto dentro do prazo, deve optar por cancelar a compra e solicitar o reembolso do valor pago ou combinar com a empresa um novo prazo de entrega.

A Deco sugere ainda a quem esteja a passar por uma situação destas que faça a sua reclamação, seja presencialmente na sede ou delegações regionais da DECO, via telefone, e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">decolx@deco.pt) ou através do espaço criado para atender reclamações.

( Fonte )

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