Alerta: Falha de segurança afeta cerca de 3 milhões de equipamentos Android

 

 

Android Backdoor

Um relatório publicado esta semana revelou que cerca de 3 milhões de equipamentos Android possuem falhas que podem comprometer a sua segurança. Segundo foi revelado, esta ameaça pode chegar através de ataques de malware que podem permitir o acesso total ao dispositivo por parte do hacker.

O ataque atinge o Root do equipamento e envia diversas informações do equipamento (como registo de chamadas, fotos, ficheiros, mensagens, etc.) para um servidor alojado na China. Quando a falha é explorada, o equipamento fica registado pelos responsáveis como um equipamento vulnerável ao ataque e dessa forma ficar refém para a criação de um eventual ataque.

A empresa de segurança BitSight Technologies, indica que a falha de segurança nos equipamentos afetados pode ser explorada sem que o utilizador alguma vez se aperceba ou suspeite de que o seu smartphone ou tablet foi vitima de um ataque.

Esta falha foi também investigada e detalhada pelos jornalistas do “New York Times” e descobriu que a Shanghai Adups Technology, uma empresa desenvolvedora de software, transformou-se numa backdoor tendo sido usada para que alguns equipamentos Android afetados enviassem informações de localização, mensagens e chamadas efetuadas para os servidores na China.

A BitSight identificou 55 modelos de equipamentos Android nos Estados Unidos da América que tentaram enviar informações para os servidores chineses. Destes 55 modelos, 26% são equipamentos pertencem à empresa BLU, ao passo que a Infinix conta com 11% e a Doogee com 8%. 

De notar que, como agravante, estão os restantes 47% de equipamentos e que não tem qualquer identidade referenciada, desconhecendo-se assim as marcas e modelos que possam estar igualmente afetados pela falha de segurança.

A BLU já revelou que espera corrigir em breve este problema, sendo, até à data, a única empresa que se “chegou à frente” para a resolução desta situação.

( Fonte )

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alertas, Android, Segurança, Vulnerabilidade. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s