Revo Uninstaller 2.0.2 – Desinstale tudo com segurança e de forma completa


5644

O Windows só por si é uma ferramenta extraordinária, sabe lidar razoavelmente com tanta atividade ligada à instalação e sucessiva remoção de aplicações executadas sobre si. Mas não tem um método perfeito para remover todos os vestígios dos programas removidos.

Isso, com o passar do tempo, causa graves problemas de performance e graves problemas de estabilidade do próprio sistema operativo. A profilaxia para evitar um fim desastroso chama-se Revo Uninstaller.

Quando utilizamos a ferramenta de desinstalação de programas no Windows, esta deixa para trás muito “lixo”, fragmentos da aplicação removida. Ficam linhas no registo, ficam dados do perfil, ficam pastas vazias, temporários, atalhos e uma mão cheia de outros componentes que o Windows não consegue remover. Por vezes são plugins ou dll’s que mais tarde vão trazer problemas.

Utilizando o Revo Uninstaller podemos ter logo de imediato a noção que temos mais material instalado do que aquele que o Windows nos mostra. Só por aqui se vê a exatidão do Revo. Uma análise rápida permite-nos avaliar o que está a mais.

Usando o Modo Caçador ou “Hunter mode” tipo “modo perdigueiro” a ferramenta atua de forma musculada sobre aplicações que teimam em não sair definitivamente do seu lugar. O processo começa por parar a execução automática do programa em causa, remove o modo de arranque automático e apaga as entradas no registo. Posteriormente remove toda a sequência de instalação, ficheiros, pastas, linhas de registo e bibliotecas, como podemos ver nas imagens seguintes.

Mas antes e usando o método normal, temos ao dispor 4 métodos:

  • Incorporado – Inicia somente o modo desinstalador da aplicação. Executa a função habitual que o Windows sempre usa. É o método mais rudimentar desta aplicação.

    • Seguro: Este método é para quem ainda não domina um conjunto de informações mais especificas sobre o que podemos ou não remover. Vasculha no registo e no disco à procura de vestígios e elimina-os de forma automática, mas não é invasora ao ponto de detectar lixo persistente.

    • Moderado – Este método vai mais longe que o seguro, pois pesquisa dentro de locais já com um maior grau de sensibilidade. No entanto, tem o cuidado de não apagar nada sem a firme indicação “geográfica” dos locais comuns onde o tipo de aplicação em causa, costuma deixar rasto. É já uma forma convincente de agir. Se se sente inseguro pare neste método, estará seguro se estiver indeciso.

    • Completo – Este método vai mais fundo, embora com bastante segurança, mas vai mesmo ao cerne, identifica e apresenta tudo o que encontrou no registo e nos muitos outros locais de instalação. Aqui fica sempre a decisão do utilizador em apagar as chaves de registo, muitas vezes árvores imensas de entradas e muitas linhas com caminhos cheios de rasto nefasto. É o modo que prefiro. Sei que nada fica depois de uma intervenção deste calibre.

Cada passo que dê, poderá ser acompanhado com muita informação. Todos sabemos que uma remoção de software, por vezes, leva o que não deve.

A ferramenta tem o cuidado de lhe questionar para detectar a sua hesitação, face ao que quer remover. Mas de facto a ferramenta é extremamente segura.

Após ter terminado a remoção pelos processos normais, o Revo Uninstaller vai pesquisar pelo disco e pelo registo tentando detectar o tal lixo que irá comprometer o desempenho do Windows e de outras aplicações existentes na máquina.

Conforme referi nos métodos, em cima, usando o método completo, o Revo irá ao ínfimo pormenor e exibirá uma relação de entradas no registo para eliminar. Selecione a raiz ou apenas a entrada que entender. Por norma a raiz está associada só a esta aplicação que quer remover. Selecione e clique o botão Apagar. De seguida faça Seguinte.

De seguida a ferramenta encontrará o lixo deixado no disco e terá de fazer o mesmo: selecionar e botão Apagar. Novamente botão Seguinte após pagar.

Feito isto e porque há mais para trás, nem que sejam temporários, o Revo ainda oferece uma mão cheia de ferramentas para o ajudar a limpar minuciosamente o seu Windows. No menu do lado esquerdo poderá ver grupos de ferramentas.

  • Gestor de Arranque– Gere as aplicações que arrancam com o Windows podendo terminar com o processo. Isto permite remover a aplicação pois deixa de estar presa no arranque;
  • Ferramentas do Windows– Grupo das ferramentas existentes no Windows;

  • Limpeza de ficheiros desnecessários– Ferramenta que elimina ficheiros desnecessários do nosso computador;

  • Limpeza dos Browsers– Limpa o histórico das visitas efectuadas com os browsers (Internet Explorer, Netscape e Opera);

  • Limpeza do Microsoft Office– Remove os ficheiros usados recentemente pela suite MS Office, os nossos conhecidos temporários;

  • Limpeza do Windows– Remove o histórico dos ficheiros usados, apagados e modificados guardado pelo Windows;

  • Remove Evidência– Ferramenta que apaga dados sensíveis, não permitindo jamais a sua recuperação;

  • Apaga Definitivamente – Ferramenta que confirma a remoção absoluta de ficheiros e pastas de conteúdo sensível;

NOTA : A aplicação sofreu alguns melhoramentos principalmente porque foram corrigidos alguns erros aborrecidos e ganhou mais alguns idiomas no seu leque disponibilizado. Para que possa usar tranquilamente, use a versão portátil e saberá se garante ou não.

DOWNLOAD

button_revo-uninstaller

 

 (Não necessita de instalação )

button_revo-uninstaller-portable

SISTEMAS OPERATIVOS :  Windows

 

 

LICENÇA: Freeware ( gratuito )

 

HOMEPAGE: RevoUninstaller

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: