Dica: segurança na utilização das redes sociais

 

redes-sociais

São frequentes os relatos que nos dão conta dos sucessivos ataques que as redes sociais, e os seus utilizadores são vítimas.
Para minimizar estas situações, decidimos deixar algumas dicas que servem para diminuir os riscos na utilização das diversas redes sociais.

1 – Aceite apenas os contactos conhecidos: tanto nos sistemas de mensagens instantâneas (IM), como nas redes sociais, recomenda-se apenas que aceite e interaja apenas com contactos conhecidos. Assim, impede-se o acesso de perfis criados por hackers para comunicarem com as vítimas e a exposição a diversas ameaças.

2 – Mantenha-se atento aos pedidos de autorização de execução de aplicações e jogos:
determinadas aplicações e jogos, tanto no computador, como em tablets e smartphones, podem pedir o acesso a informações, como a contactos e a localização. Não é recomendado que seja dada a permissão a estas aplicações, pois podem colocar o perfil em risco.
3 – Não aceda a links ou sites de reputação duvidosa: através de diversas técnicas de Engenharia Social, muitos sites e perfis falsos nas redes sociais chamam a atenção dos utilizadores prometendo descontos, promoções e notícias bombásticas. Recomenda-se que esteja atento a este tipo de golpe e evite aceder a sites cujo o seu conteúdo seja duvidoso. Evite também clicar em hiperlinks ou links a partir de fontes duvidosas para prevenir o acesso a sites que contenham ameaças.
4 – Atualize o sistema operativo e aplicações: recomenda-se que mantenha as aplicações atualizadas com as últimas correções de segurança, assim como o próprio sistema operativo de forma a evitar a propagação de ameaças, que muitas das vezes exploram falhas de segurança encontradas nas versões anteriores.

5 – Faça download de aplicações em sites oficiais:
é recomendável que só faça downloads de aplicações a partir de sites oficiais, preferencialmente dos próprios fabricantes das aplicações. Muitos sites simulam que oferecem programas populares mas, na verdade, estes estão adulterados ou substituídos por versões que contêm malware e descarregam o código malicioso no exato momento em que o utilizador o instala no sistema.

6 – Evite a execução de ficheiros suspeitos: a propagação de malware geralmente é realizada através de ficheiros executáveis. É aconselhável evitar a execução de quaisquer ficheiros, a menos que conheça a sua origem e que esta seja de confiança.

7 – Utilize software extra de segurança: as soluções de antivírus, de firewall e de antispam representam as aplicações mais importantes para a proteção do computador contra as principais ameaças que se propagam pela internet. O uso destas tecnologias reduz o risco e a exposição às ameaças. Alguns exemplos de fabricantes que disponibilizam este tipo de segurança : Kaspersky ; Panda ; ESET ; Norton ; AVG ; McAfee .

8 – Evite inserir informações pessoais em formulários: quando o utilizador se depara com um formulário web que contém campos com informações sensíveis (por exemplo, nome de utilizador e password), deve-se verificar a legitimidade do site. Uma boa estratégia é verificar o domínio e o uso do protocolo HTTPS para garantir a confidencialidade das informações.

9 – Utilize passwords fortes: é recomendável o uso de passwords com diferentes tipos de caracteres e não inferior a oito caracteres. Deve também altera-las regularmente (por exemplo de três em três meses).

10 – Proteja-se de utilizadores inconvenientes: vale a pena bloquear utilizadores, relatar publicações ofensivas ou spam e denunciar utilizadores/perfis falsos e conteúdos inadequados nas redes sociais.

Estas são apenas algumas dicas que podem ajudar a manter-se mais seguro na utilização das redes sociais. Esperamos que sejam uteis. Boas navegações !

 

( Fonte )

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: