Alerta: Há um novo esquema malicioso que está a enganar os brasileiros

 

 

whatsapp

Estima-se que, atualmente, existam mais 100 milhões de brasileiros são usam a App WhatsApp. Provavelmente por ter muitos utilizadores nesse país, um novo esquema malicioso está a ser usado na App e que, segundo revelou a Kaspersky, promete a oferta de 15 reais de crédito direto no telemóvel do utilizador. Para tal, basta que o utilizador simplesmente partilhe uma mensagem (fraudulenta) aos seus contactos e grupos em que participa.

Na verdade, esta campanha já conseguiu afetar mis de 300 mil utilizadores e tem como objetivo expor as vitimas a sites maliciosos que oferecem serviços Premium ou oferecem a instalação de Apps, no mínimo, suspeitas…

Esta campanha iniciou-se no passado dia 6 e usa a seguinte mensagem para se propagar:

Uma vez feito o acesso ao link sugerido será aberto o seguinte site:

Em apenas dois dias, foram mais de 300 mil os utilizadores que acederam aos links e visualizaram a pagina maliciosa, expondo-se ao ataque.

“Esse golpe segue a mesma técnica dos ataques anteriores, com iscas atrativas e usando uma plataforma muito popular, o WhatsApp. Com isso, as vítimas visitam o site e são expostas a redireccionamentos maliciosos. A exposição de milhares de utilizadores aos serviços premium ou a instalação de aplicativos com programas de afiliados trazem grande lucros aos criminosos virtuais”, afirma Fabio Assolini, analista da Kaspersky no Brasil.

Para se proteger de ataques como este, os utilizadores podem (e devem) instalar uma solução de segurança que monitorizem o comportamento do utilizador enquanto navega na internet e que bloqueiam os sites falsos assim como a instalação de aplicações maliciosas.

( Fonte )

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alertas, Segurança, WhatsApp. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s