Atenção! A MEO está a enviar SMS com (falsa) oferta de 2 GB de internet móvel

 

 

MEO está a enviar SMS com (falsa) oferta de 2 GB de internet móvel

A MEO tem vindo a estar nas “bocas dos portugueses” nos últimos dias por estar a enviar uma oferta aos clientes que, ao que parece, nada oferece…

A operadora nacional tem vindo ao longo dos últimos dias a enviar um SMS aos seus clientes que, se não solicitarem o cancelamento da oferta até ao dia 31 deste mês, terão de pagar a condição…

Na mensagem SMS enviada aos clientes, a MEO agradece a fidelidade e atribui dois gigabytes (2GB) adicionais de internet até 31 de agosto e que após essa data os clientes podem manter esse ‘plafond’ de internet extra mediante de um valor extra por mês (na mensagem que recebemos o valor é de 1,99€ sendo que a Wintech teve a informação que houve casos em que o valor a cobrar seria de 3.98€), sem fidelização. Já no fim da SMS, a MEO diz que se o cliente “preferir não beneficiar destas vantagens” deve ligar “grátis [para o número] 800200023”.

Esta ação comercial da MEO rapidamente causou um rol de reclamações junto da DECO, tendo a defesa do consumidor dito, em declarações à agencia Lusa, que esta campanha é ilegal e que já a denunciou junto da ANACOM.

Contactada, fonte oficial do regulador das comunicações disse à Lusa que já entrou “em contacto com a MEO para pedir informação” para aprofundar a investigação.

A mesma fonte recordou, contudo, que a “lei exige sempre que haja manifestação expressa de vontade [dos clientes] para contratar o que quer que seja”.

Segundo a Ana Sofia Ferreira, da Deco, é aqui que está o problema: “Não são os clientes que têm de cancelar um serviço não solicitado”, afirmou.

Ana Sofia Ferreira explicou que a lei proíbe “claramente” às operadoras a cobrança de qualquer serviço não solicitado e que a ausência de resposta do consumidor não vale como consentimento, pelo que a MEO não pode a partir de 31 de agosto cobrar por um serviço que os clientes não pediram, mesmo se estes não o cancelarem entretanto. “A MEO pode oferecer, não pode é cobrar”, sublinhou.

Em contacto com fonte oficial da MEO, foi dito à Lusa, que o objetivo desta campanha é “premiar os seus clientes com uma oferta de serviços gratuita até 31 de agosto” e que, após essa data, os “clientes poderão manter estes serviços por um valor muito competitivo, com descontos entre os 50% e os 80% face ao mercado”, numa oferta que “não implica qualquer fidelização ou contrapartida” e em que a “MEO garante a possibilidade de cancelamento de forma simples e gratuita, caso o cliente não pretenda continuar a usufruir da mesma”.

A Lusa questionou novamente a MEO sobre a ilegalidade de que fala a Deco, de terem de ser os clientes a cancelarem o serviço para não pagarem, mesmo quando não foram os utilizadores que solicitaram o serviço, mas até ao momento não obteve resposta.

Recorde-se que esta ação comercial surgiu, curiosamente, na mesma altura em que a DECO acusou a MEO e a NOS de violarem a Lei das Comunicações Eletrónicas, por fazerem um aumento unilateral de preços em contratos em vigor, sem informar adequadamente os consumidores de que poderiam rescindir o contrato sem encargos.

( Via )

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