Em 2019 as matrículas passam a ter quatro letras

 

 

A combinação de números e letras, associada às matriculas portuguesas, esgota-se já em fevereiro de 2019 e, nesse sentido, é preciso arranjar uma solução.

Atualmente as chapas de identificação têm quatro algarismos e duas letras mas, no próximo ano, passarão a ter quatro letras.

Depois de oito anos a seguir a combinação de quatro algarismos e duas letras, é hora de mudar devido ao facto de se estarem a esgotar as combinações.

O número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é atualmente constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, sendo os grupos separados entre si por traços. Assim, posicionam-se ao longo do tempo da seguinte forma:

  • “AA-00-00” – matrículas atribuídas até 29 de fevereiro de 1992;
  • “00-00-AA” – matrículas atribuídas a partir de 1 de Março de 1992;
  • “00-AA-00” – matrículas atribuídas a partir do fim da utilização do modelo referido na alínea anterior e série usada atualmente.

Em declarações ao JN, a Associação Nacional do Ramo Automóvel refere que…

Tendo como ponto de partida os valores de matrículas atribuídas no ano de 2017 em Portugal, podemos concluir, após os cálculos de combinações possíveis ainda existentes no atual sistema, que a saturação do modelo em vigor e a adoção de um novo modelo deve realizar-se previsivelmente em fevereiro de 2019

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), mesmo assim ainda haverá matrículas para cerca de um milhão de veículos (automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores). O IMT refere ainda que esta nova combinação terá uma maior longevidade porque serão usadas, pela primeira vez, as letras Y, K e W nas matrículas portuguesas.

O IMT é a entidade competente, junto da qual deve ser requerida a atribuição de matrícula a veículos novos. Para o efeito, a pessoa, singular ou coletiva, com legitimidade para proceder à admissão, importação ou introdução de veículos em território nacional, deverá apresentar o pedido nos Serviços Regionais e Distritais do IMT da área de residência ou sede.

( Via )

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Noticias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.