Atenção! Há uma rede de notícias falsas sobre futebol em Portugal

 

notícias falsas sobre futebol em Portugal

As notícias falsas (fake news) são um dos atuais problemas à escala mundial. Soluções eficazes ainda não existem e, enquanto o negócio rende, são vários as formas de chegar aos utilizadores finais e… ganhar dinheiro com publicidade.

Um dos mercados mais “rentáveis” é sem dúvida o futebol e, aparentemente, há uma rede de notícias falsas direcionada para este segmento.

Segundo revela o JN, há uma rede que espalha notícias falsas sobre futebol na Internet. O “negócio fácil” tem vindo a ganhar força no Facebook e em blogues muito parecidos com jornais verdadeiros. Contas feitas já são mais de três milhões de seguidores “enganados”, revela o jornal.

Exemplo de sites que espalham notícias falsas são o “noticias24.com.pt” e o “noticiario.com.pt” que até apresentam um aspeto organizado de forma a serem, muita das vezes, confundidos com canais de desporto credíveis.

Depois de publicados, os textos são replicados em várias páginas de Facebook, através de mecanismos automáticos que os espalham por toda a rede. Entre as páginas usadas para a disseminação dos conteúdos falsos está a “Futebol Total”. Originalmente criada com o nome “Seleção Nacional”, tem 497 mil seguidores e praticamente só publica conteúdos do “noticias.com.pt” e do “noticias24.com.pt”.

Manutenção do negócio é barata e difícil de controlar pelas autoridades

Montar um site destes ronda os dez euros anuais. Com 30 euros por ano é possível aguentar até três mil pessoas online ao mesmo tempo”, revelou, ao JN, o programador informático João Pina. Houve uma tentativa de contacto, por parte do jornal, com responsável pelas plataformas identificadas, que, apesar de confirmar a autoria dos sites e das páginas de Facebook, recusou prestar qualquer esclarecimento.

Por outro lado é também difícil controlar este tipo de negócio pelos mais diversos fatores. Os rendimentos são obtidos através de publicidade, como já referimos, e o alcance é ainda maior com a presença nas redes sociais.

( Fonte )

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Alertas, Desporto, Noticias. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.